Pesquisar este blog

Regulamento - Suíço da Zona Sul Noturno 2017/2018

XIII Campeonato de Futebol Suíço de Areia da Zona Sul do Balneário Rincão Noturno – 2017/2018 – 
Taça Gráfica GM/Contabilidade Peruchi









Regulamento geral auto aplicativo


Art. 1º - Este regulamento é o conjunto de disposições que regem o Campeonato de Futebol Suíço de Areia da Zona Sul de Balneário Rincão e obriga os que com ele têm relação à total obediência.

Art. 2º - Das inscrições:
                       
a) Para efetuar as inscrições, será observado o seguinte:

I) Nome da equipe, endereço, telefone, etc;
II) Nome do responsável;
III) Carteira original de identidade ou de motorista, carteira profissional de trabalho ou passaporte, todos somente com  foto;
IV) Pagamento da taxa de inscrição;
V) Preenchimento da relação nominal dos atletas, constando o nome legível, número de identidade, data de nascimento e assinatura do atleta;
VI) Um cheque caução no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), a ser utilizado em caso de WO ou de eliminação da equipe;
VII) Se o WO ou eliminação não acontecer, o cheque será devolvido após o término do campeonato.

b) Os atletas inscritos poderão ser substituídos por outros atletas que ainda não tenham jogado, até as 23h59min do dia de término da terceira rodada.

c) Cada equipe poderá inscrever no mínimo oito atletas e no máximo 20 atletas.

d) O atleta que assinar a ficha de inscrição por mais de uma equipe terá que optar por apenas uma. Nesta opção, prevalecerá a equipe em que ele jogar primeiro. Caso o atleta não opte, ele não jogará por ninguém neste evento.

e) A idade será maiores de 17 anos.
                       
f) Uma equipe em condições normais deverá iniciar o jogo com oito jogadores, incluindo o goleiro.

g) As equipes poderão completar as relações nominais até as 23h59min do dia em que encerrar a terceira rodada.

h) Durante a primeira fase da competição, cada equipe poderá fazer a troca de um atleta quando acontecer uma lesão grave a este jogador, desde que comprovada através de atestado médico original e idôneo. Caso aconteça uma fraude, com provas contrárias neste atestado, a equipe infratora perderá três pontos.

i) A equipe para entrar em condições de jogo deverá ter em campo no mínimo cinco jogadores.

j) O atleta que chegar após o início do jogo ainda poderá participar da referida partida.

k) Toda equipe deverá apresentar na mesa da organização, 15 minutos antes de cada partida, os documentos que constam no artigo 2º, letra “a”, parágrafo III. Sem a apresentação de documentos, o atleta não poderá participar da partida.

l) As partidas terão seus horários determinados conforme tabela da competição. Em caso de não cumprimento do horário, a (s) equipe (s) será (ão) penalizada (s) com WO, sendo que, para o primeiro jogo do dia, haverá uma tolerância de 15 minutos. Os demais jogos serão realizados na sequência.
Obs: Respeitando o relógio do delegado do jogo. 

Art. 3º - Desenvolvimento:
                       
a) O campeonato terá seu início no dia 19/12/2017, tendo como local a beira-mar de Balneário Rincão – Zona Sul.

b) Cada partida será disputada em dois tempos iguais de 25 minutos, com intervalo de cinco minutos entre elas.

c) Os jogos serão realizados nos dias de semana, com início às 19h45min e tolerância,  na primeira partida, de 15 minutos.
Obs: Os responsáveis pelas equipes deverão apresentar na mesa da organização, ao delegado do jogo ou à organização, a documentação de seus atletas 15 minutos antes do início de seu jogo.

d) Ao término de cada jogo, a partida posterior terá uma tolerância de 10 minutos, para que as equipes seguintes entrem em quadra. Após este tempo, a equipe infratora será penalizada com WO.

e) A equipe que não comparecer no horário previsto para realizar seu jogo será considerada perdedora por WO, sendo a equipe presente considerada vencedora do jogo pelo placar de 1 a 0.

f) A equipe que cometer o WO (ausência) perderá cinco pontos na referida competição e, na reincidência, será automaticamente eliminada, além de perder o cheque caução. Ocorrendo a eliminação, todos os jogos da equipe eliminada, realizados ou não, terão o resultado de 1 a 0 para o adversário.

Parágrao único: ocorrendo esta situação, os cartões amarelos e vermelhos serão anulados.


g) O número de substituições será livre, mas os atletas terão que passar na mesa. Não será necessário paralisar o jogo, sendo que o jogador substituído poderá voltar a jogar.

h) As equipes deverão se responsabilizar por qualquer lesão física dos atletas, ou caso ocorra alguma fatalidade, sem nenhuma responsabilidade da organização. 

i) A organização do evento não se responsabilizará por qualquer lesão física, ou outro acontecimento mais grave, que por ventura possa acontecer com a equipe de arbitragem, jogadores ou dirigentes envolvidos na competição.

j) Se jogar com atleta irregular, por falsificação de documentos ou três cartões amarelos ou um vermelho ou por não estar devidamente inscrito na relação nominal, a equipe infratora será automaticamente eliminada da competição e perderá o cheque caução.

k) Ocorrendo a eliminação como consta na letra “j”, haverá anulação de todos os jogos já realizados pela equipe eliminada.

l) A equipe que ficar à esquerda da súmula terá que providenciar a troca do uniforme, ou jogar com coletes da organização, caso haja coincidência de cores.

m) A tabela será obedecida conforme divulgação. Só a organização poderá proceder às alterações nas datas e horários, desde que não tragam nenhum prejuízo a qualquer equipe participante.

n) De conformidade com as regras, as equipes deverão apresentar-se para os jogos devidamente uniformizadas e o capitão da equipe apresentar-se com a braçadeira que o identifique.

o) Poderão ficar no banco de reservas, além dos jogadores suplentes, apenas o técnico, o massagista e um diretor.
Obs: Diretor e massagista inscritos na relação nominal não poderão mais ser trocados ou substituídos até o final do campeonato. Já a substituição do técnico só poderá ser feita uma vez e terá que ser avisado à organização, 48 horas antes de seu primeiro jogo.

Art. 4º - Disciplina:
                       
a) Em casos de agressões físicas a adversários ou colegas de equipe, se o agressor for atleta ou fizer parte da comissão técnica, será sumariamente eliminado do campeonato e não poderá participar de qualquer evento desta organização por 360 dias.
Obs: Havendo agressões físicas a árbitro, mesário ou qualquer membro da organização, seja por jogador ou por qualquer componente da comissão técnica, o agressor será BANIDO de qualquer evento desta organização e demais filiados.

b) Quem fizer tentativa de agressão, ofender moralmente o árbitro, organizadores, apontadores, adversários ou colegas de equipe, e for atleta ou fizer parte da comissão técnica, será sumariamente eliminado do restante do campeonato.
                       
c) Os atletas que forem punidos no Suíço da Zona Sul Noturno automaticamente terão que cumprir a punição também no Suíço Diurno e vice-versa.

d) Ao fazer o gol, o atleta não poderá comemorar próximo à arena de jogo e, sim, no mínimo a três metros longe da mesma. Isso para evitar invasão dos torcedores na área de recuo e que se pendurem na rede da arena. Caso isso aconteça, o (s) atleta (s) estará (ão) passivo de cartão amarelo pela infração.

e) O atleta, técnico ou dirigente que for expulso durante o jogo terá que sair da arena pelo portão de entrada e não poderá ficar próximo ou atrás dos bancos de reservas ou nas dunas, pois é área de proteção ambiental. Em caso de descumprimento, o infrator terá a pena dobrada, ou seja, precisará cumprir dois jogos de suspensão.

f) Cartões :
Amarelo: advertência;
Vermelho: o atleta é eliminado da partida, não podendo ser substituído.

g) O atleta que receber três cartões amarelos ficará automaticamente fora de uma partida. O atleta que receber um cartão vermelho ficará automaticamente fora de uma partida e, dependendo da gravidade, a pena poderá vir a aumentar ou ser eliminado.

h) O atleta que for expulso pela segunda vez terá que cumprir dois jogos de suspensão. Se for expulso três vezes, serão três jogos de suspensão e assim sucessivamente. Todo atleta, dirigente ou integrante da comissão técnica que for expulso durante o jogo deverá sair da arena o mais rapidamente possível.

i) Os atletas punidos que estiverem cumprindo pena no Campeonato Municipal da LARM, Campeonato Regional da LARM, Campeonato Suíço da Zona Sul do Rincão (Diurno e Noturno), Campeonato do Centro Social Urbano da Próspera, Coroa Bom de Bola, Corujão Bol, Praião e eventos promovidos pela LESC e LUD, que forem identificados pela organização da competição, serão automaticamente desligados da ficha de inscrição do Suíço da Zona Sul Diurno e Noturno. Caso um atleta suspenso venha a jogar sem que a organização o identifique, não dará o direito à equipe perdedora de reverter os pontos, mas este atleta terá que abandonar a competição, sob pena de sua equipe ser eliminada.

j) As equipes que ficarem com número inferior a cinco atletas em quadra serão consideradas perdedoras, deixando de somar pontos. Se for uma equipe só, idem.

k) Se um atleta for expulso por briga com seu companheiro ou adversário, será automaticamente eliminado da competição e não poderá participar do Suíço da Zona Sul Diurno e Noturno por 360 dias.

l) O atleta, massagista, técnico ou dirigente que for expulso do banco de reservas ficará automaticamente fora de uma partida e deverá sair da arena de jogo, pelo portão de entrada, imediatamente.

m) Caso a equipe não cumpra o determinado na letra “h” deste artigo, e for vencedora da partida, será considerada perdedora por 1 a 0. Se for perdedora, permanece o resultado.


Art. 5º - Paralisação:

a) Após iniciada, a partida só será paralisada com autorização do árbitro. E quando qualquer fato ocorrer, será considerada válida se já tiverem sido disputados 30 minutos ou mais.

b) O disposto na letra “a” do artigo 5º será considerado somente em caso de mau tempo ou falta de energia elétrica.

c) Ocorrendo o previsto na letra “a” do artigo 5º, o árbitro aguardará 30 minutos após a interrupção. Se depois desse período não cessarem as causas que motivaram a paralisação, a partida será suspensa.

d) Em caso de maré cheia: Se a rodada tiver iniciado com o mar subindo, mas com a quadra em condições de jogo quando de seu início, este jogo será levado até o seu final. Caso a ressaca aumente ainda mais para o próximo jogo, será decidido se haverá ou não pelo árbitro da partida, que dará condições ou não de jogo.
Obs: Nos jogos realizados anteriormente nesta rodada, permanecerão os resultados. 

e) O clube que não conseguir terminar uma partida em tempo hábil, por indisciplina ou por falta de atletas, deixará de somar pontos.

f) Se uma partida for suspensa por ato de indisciplina, seja por atletas, torcedores ou dirigentes, o árbitro aguardará 30 minutos após a interrupção. Se depois desse período não cessarem as causas que motivaram a paralisação, a partida será suspensa.

g) Se uma partida for suspensa por ato de indisciplina, seja por atleta, técnico, massagista ou dirigentes da mesma agremiação, a equipe será eliminada da competição e perderá o cheque caução.

h) Se a associação que tiver dado causa à suspensão for a ganhadora na ocasião dessa, será considerada perdedora pelo escore de 1 a 0. Se a partida estiver empatada, a associação que tiver dado causa à suspensão será declarada perdedora pelo escore de 1 a 0. Se estiver perdendo, mantém-se o resultado.

i) Se uma partida for suspensa, e caso haja outra, só poderão participar da nova partida os atletas que, no momento da suspensão, estavam participando efetivamente da mesma.

Art. 6º - Protesto:

a) Para protestar uma partida, o clube protestante deverá pagar à comissão organizadora o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), no prazo de 24 horas após a realização do seu jogo. A equipe que perder o protesto, se não for eliminada, deverá reembolsar o valor em 48 horas. Se não o fizer, não poderá jogar até que o faça, respeitando os artigos do regulamento.

Art. 7º - Critério de pontuação:

a) Vitória - 3 pontos
b) Empate - 1 ponto
c) Derrota - 0 ponto

Art. 8º - Fórmula de disputa

a) Primeira fase: O Campeonato de Futebol Suíço de Areia da Zona Sul do Balneário Rincão – Noturno – 2017/2018 será disputado por 14 equipes. Elas serão divididas em duas chaves de sete. As equipes jogarão dentro das chaves, em turno único, classificando-se as quatro primeiras colocadas de cada chave para as quartas de final.

b) Quartas de final

As equipes melhores colocadas na primeira fase jogam pelo empate no tempo normal
Terça-feira
06/02/2018
C - 2º de A
x
3º de B

D - 1º de A
x
4º de B

Quinta-feira
08/02/2018
E - 2º de B
x
3º de A

F - 1º de B
x
4º de A




c) Semifinais

Não haverá vantagem. Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação (dois tempos de dez minutos cada). Persistindo o empate no tempo extra, o vencedor será conhecido nos pênaltis (3 x 3/1 x 1).
Quarta-feira 14/02/2018
G - Venc. de C
x
Venc. de F

H - Venc. de D
x
Venc. de E




d) Final


Não haverá vantagem. Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação (dois tempos de dez minutos cada). Persistindo o empate no tempo extra, o vencedor será conhecido nos pênaltis (3 x 3/1 x 1).

Venc. de G
x
Venc. de H

A final está prevista para o dia 15/02/18 (quinta-feira) ou 16/02/18 (sexta-feira), após o Carnaval




Art.  9º Critérios de desempate:

a) Os critérios de desempate para a primeira fase e obtenção de melhor índice técnico durante toda a competição são os seguintes:

1º) Maior número de pontos;
2º) Confronto direto (entre duas equipes);
3º) Maior número de vitórias;
4º) Menor número de gols tomados;
5º) Saldo de gols;
6º) Menor número de cartões vermelhos; 
7º) Menor número de cartões amarelos;     
8º) Sorteio.

Art. 10º - Material:

a) Cada equipe deverá apresentar, no início de cada partida, uma bola em condições normais de jogo.

Art. 11º - Premiação:

a) A premiação do campeonato será a seguinte:

1º lugar: Troféu, medalhas, mais o valor da inscrição em dinheiro;
2º lugar: Troféu, medalhas, mais 50% do valor da inscrição.

Obs: O artilheiro e o goleiro menos vazado da competição receberão um troféu cada, salientando que, se houver dois ou mais artilheiros, ou dois ou mais goleiros menos vazados, irá prevalecer quem estiver na final e for campeão. Se nenhum deles estiver na final, será premiado o mais velho de idade.


Art. 12º - As equipes classificadas em primeiro e segundo lugares do Suíço Noturno terão direito a subir automaticamente para o Suíço Diurno de 2018/2019. As duas últimas colocadas no Diurno serão rebaixadas.

Art. 13º -  Da organização:

a) Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por atos administrativos pelos organizadores.

b) Este regulamento entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições anteriores.





Altair Salvador (Kuqui)            
Coordenador geral do evento      
           
Pedro Paulo da Rosa
Coordenador técnico


Balneário Rincão, 14 de novembro de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário